
Iguá Saneamento
Informações da vaga:
Atenção as exigências da vaga!
Descrição da vaga:
Analista de Combate de Perdas – Iguá Saneamento – Barra da Tijuca
Responsabilidades e atribuições
Monitorar e analisar os relatórios extraídos do CCO (sistema integrado de monitoramento, controle, simulação e tomada de decisão), visando o melhor gerenciamento do sistema de abastecimento de água.
Elaborar o cronograma de leitura dos macromedidores, avaliando e analisando a relação entre o volume de água produzido e o volume entregue.
Realizar a parametrização e o startup de medidores de vazão eletromagnéticos, além de solicitar a instalação e retirada de medidores ultrassônicos portáteis para medições volumétricas de alta precisão.
Elaborar o Balanço Hídrico da quantidade de água que entra e sai dos sistemas de distribuição em um determinado intervalo de tempo.
Acompanhar a implantação dos sistemas de automação e programar atividades junto aos gestores operacionais, visando melhorias na operação, execução de serviços, vistorias e fiscalizações.
Elaborar e imprimir croquis com mapas das redes de água e/ou esgoto de setores e quadras do município.
Utilizar a ferramenta ARCGIS para desenvolver análises e gerar mapas temáticos voltados para perdas no sistema de abastecimento de água.
Incluir e atualizar informações relacionadas a perdas nos sistemas Sansys e OpWise, mantendo os controles da área atualizados.
Elaborar relatórios, apresentações e indicadores de perdas, assegurando a precisão das informações para a tomada de decisão.
Analisar criticamente os dados dos Distritos de Medição e Controle (DMCs) e microsetores, avaliando tendências, identificando anomalias e propondo medidas corretivas para a redução de perdas.
Avaliar e interpretar os resultados de testes de estanqueidade e manobras operacionais, propondo soluções baseadas nos dados obtidos.
Aplicar conhecimentos de modelagem hidráulica para analisar o comportamento do sistema de distribuição de água, identificar padrões de consumo, pressões anômalas e propor otimizações operacionais.
Apoiar tecnicamente as equipes de fiscalização no combate a fraudes, ligações clandestinas e irregularidades no consumo de água, analisando os dados e sugerindo estratégias para mitigação.
Analisar informações de detecção de vazamentos não visíveis, utilizando metodologias como geofonamento e modelagem hidráulica, e propor soluções para sua mitigação.
Desenvolver e acompanhar indicadores de eficiência operacional, avaliando a performance dos sistemas de abastecimento e sugerindo melhorias contínuas.
Seguir as normas internas relacionadas às áreas de qualidade, meio ambiente, compliance, saúde e segurança do trabalho, buscando a melhoria contínua.
Cumprir as normas de sustentabilidade, incluindo segurança, higiene, qualidade, preservação ambiental, saúde e a metodologia 5S.
Requisitos e qualificações
Ensino Superior em Engenharia Ambiental, Sanitária ou áreas correlatas;
Desejável CNH B Definitiva e válida;
Experiência com modelagem hidráulica;
Conhecimento com macromedições.
Excel avançado;
Conhecimento intermediário com PowerBI;
Conhecimento em perdas de água.
Vaga divulgada no RIOEMPREGOS.COM.BR
Candidate-se no botão abaixo.
Para se candidatar a esta vaga visite vemserigua.gupy.io.